sábado, 4 de julho de 2009

Documento nos revela a cidade de Lagoa Santa/MG no século XIX.


Clique na imagem para ampliá-la.

Ao desvendarmos a História, muitas vezes nos deparamos com vestígios raros e ricos em informações sobre nosso passado. Vestígios que se transformam em documentos históricos esclarecedores sobre o cotidiano e relações sociais de uma época.
Há alguns anos atrás fui surpreendida com um desses documentos. Estava pesquisando a correspondência do naturalista dinamarquês Peter W. Lund (1801-1880) com seus amigos europeus quando encontrei um mapa de Lagoa Santa/MG do século XIX. Não era um mapa comum, mas sim um esboço das ruas e casas da cidade, seus respectivos moradores e comentários a respeito de alguns deles.
O mapa foi desenhado por Andreas Brandt - companheiro e auxiliar de Lund em suas pesquisas paleontológicas - e tinha como objetivo informar a um amigo sobre os recentes acontecimentos da cidade. O amigo era o renomado cientista J.R.Reinhardt que viveu em Lagoa Santa nos anos de 1850-1852 e 1854-1856 na companhia de seu mestre Peter Lund.
Após retornar à Copenhague, Reinhardt sempre se queixava nas correspondências de saudades do Brasil e dos amigos aqui deixados. Lund, então, pediu a Brandt que fizesse o mapa e ele próprio escreveu uma “legenda” retratando de forma detalhada e, muitas vezes, irônica a vida no pequeno arraial. Documentos como este são um presente para os historiadores, apesar de não ter sido esta a intenção de seus criadores.
Convido-os a percorrer as ruas de Lagoa Santa do século XIX, conhecer seus moradores e alguns detalhes de suas vidas. Tudo isso, através do olhar de dois estrangeiros que aqui viveram e morreram: Andreas Brandt e Peter Lund. Se vocês vivem ou freqüentam Lagoa Santa, sua caminhada pelo centro da cidade não será mais a mesma após essa viagem no “tunel do tempo”. Se vocsê não a conhecem, fica aqui um convite: descubram a Lagoa Santa do século XXI e, também, a do século XIX. Divirtam-se.

Autora: Ana Paula A. Marchesotti

Nenhum comentário: